Decida se você continuará trabalhando

Para muitas pessoas, aposentar-se significa desacelerar, não parar completamente. Se planeia continuar a trabalhar a tempo parcial após a reforma, pode ter em conta esse rendimento potencial. Quer você tenha uma habilidade que possa ser transformada em ensino ou consultoria ou apenas queira um emprego de meio período para se manter ocupado, essa renda extra pode ajudar muito na aposentadoria. Tenha cuidado aqui – se você depender de uma renda contínua durante a aposentadoria, poderá ficar aquém se sua saúde ou o mercado de trabalho o impedirem de encontrar um trabalho de meio período.

tipos de incapacidade laborativa

Entenda suas necessidades financeiras básicas – A vida diária na aposentadoria não é muito mais barata do que é para você agora. Embora muitas pessoas presumam que gastarão menos dinheiro quando forem mais velhas, muitas vezes esse não é o caso. Com mais tempo livre, você poderá ir à cafeteria com mais frequência ou viajar mais para visitar a família. A última coisa que você deseja na aposentadoria é ser forçado a economizar. Identifique locais em seu orçamento onde você pode economizar dinheiro na aposentadoria. Por exemplo, se sua hipoteca estiver paga quando você se aposentar, você não precisará fazer um orçamento para essas grandes despesas mensais.

Estime suas retiradas de aposentadoria  – Reserve um tempo para criar um orçamento de aposentadoria hipotético para você. Inclua todas as despesas que você continuará tendo, como hipoteca, serviços públicos, alimentação e entretenimento. Quanto dinheiro você precisará sacar de sua conta de aposentadoria a cada ano para viver confortavelmente?