Examinar as consequências

Consequência ineficaz: Gritar: “Já te disse isso um milhão de vezes, Katie, você não pode pular no sofá! Por que você continua fazendo isso?!”

Consequência efetiva: enviar para o tempo limite imediatamente.

Por que as transições desencadeiam comportamentos problemáticos

avaliação comportamental

Um gatilho comum de comportamento problemático para muitas pessoas são as transições. Seja se preparando para dormir, indo jantar ou largando o controle do videogame, em muitas famílias as transições podem se tornar um ponto crítico que todos aprendem a temer.

Se as transições são um problema para o seu filho, é importante descobrir o que é difícil na transição. Muitas vezes as pessoas não gostam de interromper uma atividade que lhes agrada (como brincar no computador) para fazer algo menos divertido, como se preparar para sair de casa. Embora ninguém goste de parar coisas divertidas, algumas pessoas têm mais dificuldade com isso do que outras. Isso pode ser um sinal de que ainda estão desenvolvendo habilidades de autorregulação emocional , mas é apenas uma causa possível. Outras pessoas lutam para lidar com mudanças imprevistas na programação ou para seguir em frente com algo que sentem que não terminaram.

Lutar com as transições pode até ser um sinal de distúrbio de saúde mental em algumas pessoas. Pessoas com TDAH, autismo, ansiedade e TOC têm maior probabilidade de enfrentar transições.